Remédios

Verdadeiro ou falso? Tire suas dúvidas sobre medicamentos manipulados

Remédios personalizados permitem a adaptação dos compostos às necessidades de cada paciente

  • Foto: PixabayFoto: Pixabay
Foto: Pixabay

Os medicamentos manipulados em farmácias são muitas vezes confundidos com produtos fitoterápicos e têm sua efetividade questionada. Além disso, são indicados para determinados grupos, como pessoas com determinado tipo de intolerância.

Na realidade, os laboratórios de farmácia funcionam da mesma maneira que os grandes laboratórios, com o emprego das mesmas matérias-primas. A razão de ser das farmácias de manipulação não é produzir um remédio mais “natural” ou mais barato, mas sim fazer adaptações às demandas pessoais de cada paciente, que não podem ser supridas em grande escala.

Conheça agora alguns mitos e verdades sobre os medicamentos manipulados, esclarecidos pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag):

O medicamento manipulado é igual ao das farmácias comuns?

Sim. Os efeitos esperados de um remédio manipulado são os mesmos de qualquer outro tipo de medicamento com a mesma composição.

O medicamento manipulado é mais “natural” que o das farmácias comuns?

Não. A origem da matéria-prima do medicamento manipulado é a mesma de qualquer outro laboratório, e a tecnologia empregada na farmácia permite que sejam preparados todos os tipos de formulações: de hormônios a homeopáticos, de antibióticos a suplementos nutricionais, de corticoides a probióticos. Os produtos fitoterápicos, que são conhecidos por serem “naturais”, são apenas mais uma das inúmeras especialidades da farmácia de manipulação.

O medicamento manipulado é mais barato?

Não necessariamente. Há inúmeras situações que o medicamento manipulado pode sair mais caro, como no caso dos genéricos. Em muitas outras, pode significar economia devido à eliminação de sobras e do desperdício, já que o paciente paga apenas pela quantidade exata para o período do tratamento.

O medicamento manipulado precisa de receita?

Sim. O medicamento manipulado precisa de prescrição que somente o médico ou outro profissional de saúde qualificado pode prescrever. Como os manipulados são preparados especificamente para um indivíduo, torna-se obrigatória a apresentação da receita.

Qualquer pessoa pode abrir uma farmácia de manipulação?

Não. Toda farmácia de manipulação é um estabelecimento de saúde e conta com pelo menos um farmacêutico à disposição da população. Esse é o profissional mais habilitado para tirar dúvidas sobre a forma correta de uso dos medicamentos e sobre os riscos de interação e efeitos colaterais.

Qualquer medicamento pode ser manipulado?

Quase. Salvo algumas exceções (quando não existem matérias-primas disponíveis), praticamente todos os medicamentos podem ser preparados nas farmácias de manipulação, pois esses estabelecimentos trabalham com tecnologia e têm acesso a milhares de matérias-primas que permitem o preparo de medicamentos para todas as especialidades médicas: pediatria, dermatologia, reumatologia, geriatria, nutrologia, ortopedia, cardiologia, entre tantas outras. A farmácia também prepara formulações para dentistas, nutricionistas e até médicos veterinários.

É mais indicado para alérgicos e pessoas com algum tipo de intolerância?

Sim. A farmácia de manipulação tem condições de preparar formulações totalmente personalizadas livres dos alergênicos ou de substâncias que geram intolerância, como lactose, glúten, corantes, aromatizantes e conservantes..

Pode ser feito em cápsulas menores ou em forma líquida?

Sim. Algumas pessoas, como crianças, idosos e pacientes especiais têm dificuldade de engolir comprimidos convencionais. Existem vários tamanhos de cápsulas disponíveis, e a farmácia de manipulação pode facilitar o tratamento desses pacientes preparando o mesmo produto em cápsulas menores. Outra vantagem do produto manipulado é que um mesmo medicamento pode ser apresentado em diferentes formas farmacêuticas (pastilhas, gomas, géis de uso interno ou externo, cremes, loções, xampus, xaropes, soluções e suspensões), buscando o que é mais adequado para cada pessoa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?