Febre Amarela

Vacinação da febre amarela será ampliada para todo o país

Oferecimento deve aumentar gradualmente até abril de 2019, atingindo mais de 1500 municípios

  • Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (20), mudanças na campanha de vacinação contra a febre amarela no país. Antes restrita a alguns estados brasileiros, as áreas de recomendação serão expandidas gradualmente, com expectativa de conclusão até abril de 2019.

A perspectiva é vacinar 77,5 milhões de pessoas em todo o Brasil, sendo 41 milhões nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, que serão as únicas Unidades da Federação com aplicação da dose fracionada.

“O programa que está sendo instalado é de prevenção e não de emergência, portanto, temos de vacinar com a dose integral, de acordo com o protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, declarou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. “Para os estados onde houve aplicação do programa de emergência, com a dose fracionada, assim será mantido até o fim da imunização”.

Na região Sul, a campanha começa a partir de julho e deve imunizar 11 milhões de pessoas. No Nordeste, a partir de janeiro do próximo ano, a expectativa é atingir 25 milhões.

De 1º de julho de 2017 até 13 março deste ano, foram contados mais de 900 casos da doença no país, com 300 óbitos. Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro são os estados mais afetados.

“A intenção do Ministério é prevenir a população contra um futuro pico de circulação do vírus, para que não aconteça o mesmo que aconteceu desde o ano passado”, declarou o ministro. “Estamos numa época de declínio, mas temos de nos preparar para o próximo ano”.

Marcados com: , ,
Publicado em Doenças e Tratamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?