DIABETES

Pesquisadores identificam 5 tipos de diabetes

A descoberta poderia ser a base para o desenvolvimento de tratamentos mais personalizados para combater a doença.

  • EFE/ ArquivoEFE/ Arquivo
EFE/ Arquivo

Um estudo elaborado por cientistas suecos e finlandeses identificou cinco novos tipos de diabetes, conforme publica nesta sexta-feira a revista médica “The Lancet”.

Os pesquisadores analisaram cinco grupos de pacientes com diabetes que apresentavam caraterísticas “significativamente diferentes“, assim como “risco de complicações distintas”. Normalmente, como indica a publicação, existem dois tipos de diabetes, o 1 e o 2, mas o 2 costuma ser “muito heterogêneo“.

Os responsáveis do estudo dizem que a descoberta poderia ser a base para o desenvolvimento de tratamentos mais personalizados para combater a doença e identificar aqueles com um maior risco de complicações na fase de diagnóstico. Além disso, segundo os estudiosos, o tipo 3 da doença é o mais resistente à insulina e as pessoas que têm apresentam um risco significativamente maior de contrair uma doença renal do diabetes (DRD) do que os doentes de diabetes tipos 4 e 5.

Por sua vez, o tipo 2 da doença é o que mais pode derivar em retinopatia diabética, uma das principais causas da cegueira.

Para elaborar o relatório, os cientistas analisaram dados de pacientes recentemente diagnosticados com a doença.

“Esta nova classificação poderá ajudar a adaptar e dirigir os tratamentos mais avançados para os pacientes, o que representa um primeiro passo para a medicina de precisão na diabetes”, concluem os pesquisadores

Marcados com: , ,
Publicado em Doenças e Tratamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?