ÍNDIA MULHERES

Morrem 8 mulheres na Índia após cirurgia de esterilização

As mortes começaram ontem na localidade de Pendari, no distrito de Bilaspur, no estado de Chhattisgarh, e continuaram hoje, disse o diretor adjunto do Departamento Estadual de Saúde e Bem-Estar Familiar, Amar Singh Thakur.

  • mas info EFE/Jesús Carvajal EFE/Jesús Carvajal EFE/Jesús Carvajal
 EFE/Jesús Carvajal

Pelo menos oito mulheres morreram e outras quatro se encontram em estado crítico depois que foram submetidas a cirurgias de esterilização em um acampamento de planejamento familiar governamental no centro da Índia, informou nesta terça-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

As mortes começaram ontem na localidade de Pendari, no distrito de Bilaspur, no estado de Chhattisgarh, e continuaram hoje, disse o diretor adjunto do Departamento Estadual de Saúde e Bem-Estar Familiar, Amar Singh Thakur.

O funcionário detalhou que 58 mulheres permanecem internadas depois que 83 foram operadas e submetidas a uma esterilização em massa no sábado, como parte de uma campanha voluntária promovida pelo governo para auxiliar o planejamento familiar em áreas mais pobres.

Thakur afirmou que as causas das mortes das mulheres, que tinham entre 25 e 35 anos, ainda são desconhecidas, mas acredita que o motivo poderia ser uma infecção, o que se saberá depois que os corpos forem submetidos a necropsias.

Fontes médicas disseram ao jornal “The Times of India” que as mulheres apresentaram sintomas parecidos, como vômitos e dores agudas no abdômen.

O governo do estado anunciou compensações de 200 mil rúpias (US$ 3.267) para as famílias das mortas e de 50 mil rúpias (US$ 816) para as que estão em estado crítico.

Além disso, o Executivo local criou um comitê para investigar o ocorrido.

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo depois da China, com cerca de 1,25 bilhões de habitantes.

As autoridades de saúde realizam campanhas regulares de esterilização voluntária para conter o crescimento demográfico.

Marcados com: , ,
Publicado em Saúde de Gênero

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?