DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Campanha brasileira pede alerta mundial para doação de órgãos

Para isso, as instituições pedem que pessoas de todo o mundo parem suas atividades ao meio-dia do domingo de Páscoa e “dêem um passo na direção da doação consciente de órgãos”

  • Campanha brasileira pede alerta mundial para doação de órgãos
Campanha brasileira pede alerta mundial para doação de órgãos

ONGs e instituições oficiais de saúde no Brasil estão pedindo alerta global para que se intensifique a doação de órgãos. Aproveitando o domingo de Páscoa, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e a ONG Pingo de Solidaridade querem ajudar por meio de uma campanha nacional a conscientizar e incentivar esta prática.

Para isso, as instituições pedem que pessoas de todo o mundo parem suas atividades ao meio-dia do domingo de Páscoa e “deem um passo na direção da doação consciente de órgãos” , disse o músico Bruno Saike, idealizador da campanha, à EFE.

A iniciativa é apoiada por um cartaz em inglês que traça um paralelo entre a chegada do homem à Lua, em 1969, e o momento atual, “em que o destino das pessoas, depois de conquistar o espaço, seja o de doação “, segundo o jovem transplantado e ativista Gabriel Montenegro.

“Escolhemos o domingo de Páscoa, porque para os cristãos significa ressurreição, que é o mesmo que um transplante significa para uma pessoa”, disse Saike, que em 2017 apresentou suas duas campanhas no congresso da Sociedade Européia de Transplantes de Órgãos (ESOT), em Barcelona.

A primeira campanha foi realizada em 2015 com o tema “Juntos Outra Vez” e percorreu as redes sociais com o vídeo que trazia depoimentos de celebridades como Lionel Messi, Laura Pausini e Emerson Fitipaldi. Atualmente, o projeto é apoiado pela Fundação Leo Messi e é repercutido por entidades internacionais, como o ESOT, principal instituição de transplante e doação de órgãos da Europa, e como a Associação Médica Mundial (WMA), com base na França.

A campanha é apoiada pelo médico americano Patch Adams, que inspirou o filme estrelado por Robin Williams.

Marcados com: , , ,
Publicado em Doenças e Tratamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?