DIABETES

Variações genéticas podem ser as responsáveis por diabetes tipo 2

Os cientistas, vindos de 22 países, se depararam com 12 áreas genéticas, que abrigam alterações conectadas com a diabetes tipo 2, que já tinham sido detectadas em outros estudos de associações entre genomas.

  • Variações genéticas podem ser as responsáveis por diabetes tipo 2
Variações genéticas podem ser as responsáveis por diabetes tipo 2

Cientistas da universidade de Michigan, nos Estados Unidos, provaram que as variações genéticas comuns são “as grandes culpadas” pelo desenvolvimento de diabetes tipo 2.

O estudo, publicado na revista Nature, reuniu mais de 300 pesquisadores de todo o mundo e contradisse as hipóteses científicas que afirmavam que as mutações genéticas mais atípicas seriam as responsáveis pela doença.

Alterações em genes influenciam

Os cientistas, vindos de 22 países, se depararam com 12 áreas genéticas, que abrigam alterações conectadas com a diabetes tipo 2, que já tinham sido detectadas em outros estudos de associações entre genomas.

Assim, eles encontraram uma relação entre diabetes e uma alteração no gene PAX4, presente só em pessoas do leste asiático, como Coreia, China e Cingapura, e entre esta doença e o gene TM6SP2, que tem conexão com a esteatose hepática, que é o acúmulo de gordura no fígado.

Um dos autores da pesquisa, o professor da Universidade de Oxford Robert Turner, afirmou que os resultados obtidos “indicam um caminho promissor para desenhar novas formas de tratar e prevenir a diabetes tipo 2”.

Os cientistas analisaram amostras de DNA de 120 mil pessoas de cinco grupo de diferentes ascendências (Europeia, das Américas, da África, do leste e do sul da Ásia) para analisar os genes e suas variações, para medir sua influência na doença, que afeta 10% da população mundial.

TIPO 1 E TIPO 2

Existem dois tipos principais de diabetes: a diabetes tipo 1, quando o corpo não produz insulina, hormônio responsável por metabolizar o açúcar dos alimentos. Quem tem diabetes tipo 1 nasce com essa deficiência e precisa de injeções de insulina para manter o funcionamento do corpo.

Já a diabetes tipo 2, que representa quase 90% dos casos da doença, é desenvolvida ao longo da vida. O tipo 2 está majoritariamente associado aos hábitos alimentares, sobrepeso e sedentarismo. Quem tem o tipo 2 não produz a quantidade suficiente de insulina necessária para seu metabolismo.

Marcados com: , ,
Publicado em Nutrição
Um comentário sobre “Variações genéticas podem ser as responsáveis por diabetes tipo 2
  1. avatar Junior says:

    A Diabetes realmente e um ploblema muito serio, jamais deve ser ignorado,ontem etava navegado na nete e encontrei esse site que da e-book grátis http://controleaadiabetes.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?