Vacina Gripe

    Vacinação contra gripe está muito longe da meta estipulada

    Campanha atingiu até agora 27,5% do público alvo, longe dos 90% estipulados pelo Ministério da Saúde

    • mas infoEFE/Sebastião MoreiraEFE/Sebastião MoreiraEFE/Sebastião Moreira
    EFE/Sebastião Moreira

    Faltando 16 dias para o fim da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, apenas 13,6 milhões de brasileiros, 27,5% do público-alvo, procuraram os postos de saúde em todo o país, de acordo com balanço do Ministério da Saúde, que contabiliza as aplicações até a última sexta-feira (5).

    A meta, neste ano, é vacinar 90% dos 54 milhões de pessoas incluídas no público-alvo, as mais vulneráveis às complicações da doença. Ano passado, a meta foi ultrapassada e o índice de imunizações chegou a 93,5%.

    A campanha vai até o dia 26 de maio, e o “Dia D”, de intensa mobilização nacional, ocorrerá no próximo sábado (13) com a abertura de 65 mil postos de imunização no país.

    “É de fundamental importância que a população-alvo busque, o quanto antes, os postos de vacinação para garantir a proteção contra a influenza, principalmente neste período, que antecede o inverno”, alerta a coordenadora do programa, Carla Domingues, sobre a importância de evitar a gripe e seu possível agravamento.

    A região do país com maior cobertura de vacinação é o Sul, equivalente a 48,5% da população visada, enquanto o Norte vem no extremo oposto, com apenas 16%.

    Em relação às categorias, os que mais se vacinaram foram os profissionais de saúde (37,7%) e os idosos (34,5%). Por outro lado, os índices de indígenas, crianças e professores não chegam a 20%.

    Desde o dia 17 de abril, a vacina contra a gripe está disponível para os seguintes públicos: crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres que pariram há até 45 dias), envolvidos com o sistema prisional, portadores de doenças crônicas e professores.

    Prevenção

    A transmissão dos vírus da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

    É possível ser infectado também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos ou nariz). Cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais com aglomeração de pessoas são importantes para fugir do vírus.

    Marcados com: ,
    Publicado em Doenças e Tratamentos     Saúde e Bem-estar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    Login

    Registrar | Perdeu sua senha?