DIA DO IDOSO

Uso de aparelho auditivo pelo idoso traz benefícios para a vida

Envelhecer não precisa significar o isolamento por causa da deficiência auditiva.

  • Uso de aparelho auditivo pelo idoso traz benefícios para a vida
Uso de aparelho auditivo pelo idoso traz benefícios para a vida

Sempre que alguém não escuta bem, surge a piada: “você está ficando velho?”, referindo-se ao fato de que os idosos são os maiores portadores da deficiência auditiva. É verdade que, com o avanço da idade, a perda auditiva pode se acentuar em muitas pessoas. Porém, essa não precisa ser a causa de isolamento social, fato que deprime o idoso.

Segundo Ana Paula Lopes, fonoaudióloga da Direito de Ouvir Amplifon Brasil, quem opta por um aparelho auditivo, principalmente os idosos, ganha qualidade de vida e em seus relacionamentos. O idoso passa a ouvir melhor e a entender o contexto das conversas, podendo participar delas. Essa inclusão o faz deprimir-se menos, pondera.

A adaptação ao aparelho pode até demorar, mas Ana Paula diz que, quando ela ocorre, é um motivo de alegria aos pacientes idosos. A primeira experiência com um aparelho auditivo pode ser bastante frustrante para muitas pessoas. É comum que os sons pareçam muito mais altos ou mais estranhos do que o usual. Isso acontece porque, na maioria dos casos, quem sofre de perda auditiva demora a perceber o problema e acaba perdendo a noção de como é ter uma audição normal.

Mas, é preciso ter em mente que, após um período de adaptação, o aparelho auditivo trará muitos benefícios e mais qualidade de vida”, informa.

Cinco benefícios que o aparelho auditivo pode trazer:

  1. Maior longevidade Um estudo publicado pela Oxford Journals, desenvolvido por uma equipe de investigadores da Islândia, mostrou que idosos com perda auditiva têm uma taxa de mortalidade mais elevada do que aqueles que usam aparelhos auditivos.
  2. Afastar doenças como o Alzheimer – A cada dez decibéis perdidos de audição, o risco de demência cresce 27%. É que, segundo uma pesquisa a Faculdade de Medicina Johns Hopkins, dos Estados Unidos, pessoas idosas com problemas de surdez têm mais chances de desenvolver demência. Veja o link da pesquisa comentada em: http://www.hopkinsmedicine.org/news/media/releases/hearing_loss_and_dementia_linked_in_study
  3. Melhorar sua qualidade de vida Estudos mostram que o uso de aparelho auditivo melhora a qualidade de vida social de pessoas com deficiência auditiva, mesmo que seja difícil admitir essa deficiência.
  4. Unir conforto e tecnologia de ponta Pequenos, confortáveis, discretos e potentes, os aparelhos auditivos modernos usam a alta tecnologia para se adaptar às necessidades de seus usuários. Com tecnologia Bluetooth, facilitam a conexão com celulares, por exemplo.
  5. Melhorar a integração familiar Muitas pessoas com deficiência auditiva costumam se afastar das relações sociais, já que não conseguem interagir. O uso dos aparelhos auditivos resgata o convívio familiar e as atividades em grupo. Até mesmo uma conversa por telefone, algo que pode ser praticamente impossível para quem ouve mal, se torna mais fácil com a alta tecnologia dos aparelhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?