Unesco declara ioga da Índia Patrimônio Imaterial da Humanidade

    A Unesco declarou a ioga da Índia Patrimônio Imaterial da Humanidade.

    • Unesco declara ioga da Índia Patrimônio Imaterial da Humanidade
    Unesco declara ioga da Índia Patrimônio Imaterial da Humanidade

    A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) declarou a ioga da Índia Patrimônio Imaterial da Humanidade.

    A decisão foi adotada pelo Comitê intergovernamental durante sua reunião anual, realizada em Adis-Abeba, em que considerou que a filosofia ligada à prática “influenciou em vários aspectos da sociedade deste país, que vão desde a saúde e a medicina até a educação e as artes”.

    A Unesco destacou a “unificação da mente, o corpo e a alma para melhorar o bem-estar mental, físico e espiritual das pessoas” que praticam ioga.

    Esta prática cultural era tradicionalmente transmitida no modelo de ensino mestre-aluno, mas atualmente há mosteiros (ashrams, em híndi), instituições educativas e centros comunitários que também contribuem para sua transmissão.

    A ioga no cotidiano

    A ioga é considerada um atividade psicofísica, que inclui as posturas de ioga propriamente dita, mas também exercícios respiratórios, meditação e mantras. Segundo Shanti Braga, professora de ioga há seis anos, a meditação depende muito do método, existem várias técnicas, com visualização, com orientação e também inclui o relaxamento.

    É uma atividade psicofísica porque lida com o físico e com o mental-emocional. Shanti explicou que, de acordo com os grandes mestres do ioga, energicamente temos os chacras, que fazem parte da anatomia sutil, e esses chacras estão ligados ao nosso sistema glandular, que governa nossas emoções.

    A ioga pode ser muito útil no cotidiano, como para lidar com o estresse, destacou Shanti. A prática ajuda a reduzir o nível de hormônios secretados em situações de estresse, como cortisona e adrenalina.

    O Comitê intergovernamental da Unesco se reúne uma vez por ano para examinar o funcionamento do Convenção e examinar as candidaturas às suas listas.

    Marcados com: , ,
    Publicado em Saúde e Bem-estar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    Login

    Registrar | Perdeu sua senha?