DENGUE

Trem “Mosquito Terminator” inicia viagem na Índia para combater dengue

Délhi registra todos os anos durante a temporada de chuvas, sobretudo entre agosto e setembro, milhares de casos de doenças transmitidas por mosquitos.

  • EFE/Sebastião MoreiraEFE/Sebastião Moreira
EFE/Sebastião Moreira

O trem “Mosquito Terminator” iniciou nesta sexta-feira uma viagem no estado indiano Délhi que durará toda a temporada de chuvas para exterminar qualquer foco de criação de insetos na capital da Índia a fim de combater doenças como a dengue.

Agentes sanitários espalharão inseticida em córregos, lagos e pontos de acúmulo de água ao longo dos 100 quilômetros da ferrovia, informaram em um comunicado a Câmara Municipal de Nova Délhi e o Departamento de Ferrovias da cidade.

O trem realizará duas viagens por semana até o próximo 16 de setembro, quando termina a fase mais crítica da época de chuvas e os consequentes surtos de doenças transmitidas por mosquitos, cuja criação ocorre em locais com água parada.

“Este trem especial espalhará inseticida para tratar as águas num raio de até 60 metros de distância ao longo das vias”, segundo a nota.

Délhi registra todos os anos durante a temporada de chuvas, sobretudo entre agosto e setembro, milhares de casos de doenças transmitidas por mosquitos.

No ano passado, a capital indiana registrou pelo menos 2.625 casos de chicungunha e 1.378 de dengue, embora tenha conseguido manter uma taxa de mortalidade reduzida e sem entrar em situação emergência sanitária, apesar de ter sofrido o maior surto dos últimos dez anos.

A dengue e a chicungunha são transmitidas pelo mesmo mosquito: o mosquito Aedes aegypti.

Ambas as doenças são endêmicas na Índia, associadas com o período de chuvas da época das monções, que normalmente se estendem por todo o país de junho a setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?