CÂNCER DE CÓLON

Suíços desenvolvem exame sanguíneo para detecção precoce do câncer de cólon

O novo teste detecta a reação inflamatória do corpo contra o câncer e os pólipos, e após uma amostra de sangue, é estabelecido se o paciente tem risco de lesão colorretal, cancerosa ou pré-cancerosa.

  • Suíços desenvolvem exame sanguíneo para detecção precoce do câncer de cólon
Suíços desenvolvem exame sanguíneo para detecção precoce do câncer de cólon

A Universidade de Freiburg, na Suíça, anunciou nesta segunda-feira que um grupo de pesquisadores do centro desenvolveu um exame que detecta de maneira precoce e através do sangue o câncer colorretal, e que esta já está disponível para uso no país.

Após dois anos de pesquisa, este teste simplifica os exames atuais, considerados “invasivos” por boa parte de pacientes, segundo explicou a universidade.

Com o novo teste espera-se que mais pessoas realizem exames preventivos.

Os exames mais utilizados para a detecção precoce do câncer colorretal consistem na busca sangue nas fezes e na colonoscopia, um teste que é preciso realizar de todas maneiras se o resultado do exame prévio for positivo.

Por outro lado, o novo teste detecta a reação inflamatória do corpo contra o câncer e os pólipos, e após uma amostra de sangue, é estabelecido se o paciente tem risco de lesão colorretal, cancerosa ou pré-cancerosa.

A detecção antecipada do câncer colorretal é vital para a taxa de sobrevivência entre os pacientes, que na Suíça aumenta até 90% se for descoberto a tempo.

Só no país helvécio, de 8,1 milhões de moradores, esta doença acaba com a vida de 1,4 mil pessoas a cada ano e é o segunda câncer mais mortal entre homens e o terceiro entre mulheres

Marcados com: , ,
Publicado em Ciência Médica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?