HOMEOPATIA

Sistema de saúde britânico estuda vetar homeopatia por falta de eficácia

O sistema público de saúde britânico (NHS) estuda vetar as prescrições de produtos homeopáticos perante a falta de evidência sobre sua eficácia, informou nesta sexta-feira o Ministério da Saúde do Reino Unido.

  • Sistema de saúde britânico estuda vetar homeopatia por falta de eficácia
Sistema de saúde britânico estuda vetar homeopatia por falta de eficácia

O sistema público de saúde britânico (NHS) estuda vetar as prescrições de produtos homeopáticos perante a falta de evidência sobre sua eficácia, informou nesta sexta-feira o Ministério da Saúde do Reino Unido.

“Perante a demanda cada vez maior que o sistema de saúde suporta, temos o dever de gastar o dinheiro público nos tratamentos mais efetivos”, afirmou o secretário de Estado para a Ciência e a Biologia, George Freeman, segundo meios de comunicação britânicos.

“Atualmente estamos considerando se os produtos homeopáticos deveriam continuar sendo disponíveis através de prescrições do sistema público”, disse Freeman.

A saúde britânica gasta cada ano cerca de 4 milhões de libras (5,64 milhões de euros) em homeopatia, um tratamento alternativo à medicina cujos princípios afirmam que, quanto mais diluída for uma substância, maior é seu efeito sobre o organismo.

O site do sistema de saúde britânico “NHS Choices” diz que houve vários estudos sobre esses remédios e que “não há provas de qualidade que indiquem que a homeopatia é efetiva como tratamento para condição médica alguma”.

Em 2010, o Comitê de Ciência e Tecnologia da câmara dos Comuns publicou um relatório que sustenta que os princípios da homeopatia são “inverossímeis” e que os efeitos mensuráveis sobre os pacientes não superam os dos placebos.

Peter Fisher, diretor de pesquisas do Real Hospital de Londres de Medicina Integrada, o maior centro público dedicado aos tratamentos alternativos na Europa, garantiu por outro lado que há “vários estudos que apoiam a homeopatia.

“Se forem comparadas as consultas médicas que integram a homeopatia com aquelas que não, (os estudos) são unânimes. Todos eles mostram que o resultado é melhor com homeopatia”, ressaltou.

Marcados com:
Publicado em Saúde e Bem-estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?