DIETAS

Sem lactose e sem glúten: cuidado para não perder nutrientes

A estimativa é que 75% da população mundial tem intolerância à lactose e 6% ao glúten, que é conhecida como doença celíaca.

  • Já pensou como substituir glúten?Já pensou como substituir glúten?
Já pensou como substituir glúten?

Cortar glúten e lactose da dieta está na moda. A tendência, que vemos nas redes sociais o tempo todo, foi confirmada por um relatório da New Nutrition Businnes sobre as 10 Principais Tendências em Alimentos, Nutrição e Saúde 2016: o mercado sem glúten tem recebido grande atenção nos últimos anos e continua a crescer, mas os holofotes também estão se voltando para os produtos sem lactose.

A estimativa é que 75% da população mundial tem intolerância à lactose e 6% ao glúten, que é conhecida como doença celíaca. Para o resto, cortar esses elementos da dieta tem mais a ver com estética e perda de peso.

Vale a pena?

Um recente estudo científico, publicado em maio na revista Clinical Nutrition, mostrou que dietas sem glúten são mais pobres em fibras, vitamina B12 e ácido fólico, vitamina D, ferro, zinco, magnésio e cálcio.

A nutricionista Carolina Godoy, da consultoria Equilibrium, alertou que “a deficiência prolongada desses nutrientes pode resultar em alterações no funcionamento do intestino, anemia e osteoporose”. Quem optar por uma dieta sem glúten deve ficar atento e diversificar o cardápio para garantir esses nutrientes, recomendou a nutricionista.

Para compensar?

Para quem tem intolerância à lactose ou resolveu cortá-la da dieta, é preciso tomar cuidado para atingir a recomendação diária de cálcio. Aveia, feijão branco, peixes como sardinha e salmão, espinafre e nabo contém doses significativas do nutriente.

no caso do glúten, a compensação dos nutrientes que são comuns no trigo, na cevada e no centeio, são o milho, o arroz, a mandioca, a quinoa, o amaranto, o trigo sarraceno e o inhame.

Publicado em Nutrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?