DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Saiba quais são as doenças mais comuns entre as cardiovasculares

A doença arterial coronariana é causa de grande parte dos problemas cardiovasculares, podendo, inclusive, levar à morte.

  • Foto: Geralt/Pixabay (CC0 Public Domain)Foto: Geralt/Pixabay (CC0 Public Domain)
Foto: Geralt/Pixabay (CC0 Public Domain)

A doença arterial coronariana é causa de grande parte dos problemas cardiovasculares, ficando atrás apenas da hipertensão arterial sistêmica; podendo, inclusive, levar à morte. Trata-se de uma obstrução ou estreitamento das artérias coronarianas provocado pelo acúmulo de placas de gordura (aterosclerótica) nas paredes das artérias, o que dificulta a passagem para a musculatura do coração. Isso pode provocar angina de peito e o infarto agudo do miocárdio, mais conhecido como ataque cardíaco.

“Estima-se que aproximadamente um em cada dois homens e uma em cada três mulheres irá desenvolver doença arterial coronária sintomática após os 40 anos de idade”, explicou José Armando Mangione, cardiologista do hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Entretanto, já existem recursos modernos e menos invasivos, realizados através de uma punção da artéria do punho ou da região inguinal capazes de desobstruir com eficácia e segurança estes estreitamentos, proporcionando uma recuperação mais rápida do paciente e um retorno precoce a suas atividades habituais.

Novas técnicas

Recentemente, começaram a ser feitas no Brasil procedimentos com implantação de stents absorvíveis – um pequeno tubo fenestrado, que é inserido no vaso obstruído, permitindo a normalização do fluxo sanguíneo ao coração.

Segundo informações do hospital, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é uma das instituições “pioneiras na realização deste procedimento”.

A técnica, até o momento é indicada para casos de menor complexidade em que a lesão não está localizada em pontos de fácil acesso das artérias coronárias. Para lesões com grau de maior complexidade, ainda o procedimento mais indicado é o stent metálico farmacológico.

Marcados com:
Publicado em Dicas e curiosidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?