ESPECIAL CÂNCER

Saiba mais sobre a doença

Veja as principais informações sobre a doença

  • mas infoB09 BADALONA (BARCELONA), 25/06/09.- Aspecto del Instituto de Medicina Predictiva y Personalizada del Cáncer (IMPPC), en Can Ruti, con cuya puesta en marcha la predicción del cáncer y el desarrollo de tratamientos personalizados dará un salto de envergadura en Cataluña. EFE/ Andreu DalmauFoto: EFEFoto: EFE
Foto: EFE

Segundo o INCA, câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Estas células se dividem rapidamente e tendem a ser agressivas e incontroláveis com o organismo do paciente, causando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo, ou benignos.

Causas

São diversas as causas da doença. Podem ser genéticas, oriundas do meio ambiente e hábitos da pessoa. Os tumores podem ter início em diferentes tipos de células. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.

Como previnir

Depois de estar com câncer, nem é sempre possível previnir. Mas antes, bons hábitos alimentares e, claro, manter qualidade de vida. Um dos principais fatores de risco é o tabagismo, além do consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Vida sedentária e obesidade também devem ser evitados.

Tratamento

O tratamento pode ser feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas. A principal é a cirurgia, que pode ser empregada em conjunto com radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. De acordo com o paciente e a evolução do diagnóstico, o médico deve recomendar o tratamento mais eficiente e adequado com a localização que o paciente se localiza.

 

*Fonte: INCA 

Anterior < Capa

Marcados com: ,
Publicado em Dicas e curiosidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?