CIÊNCIA

Pesquisadores inventam sistema para determinar idade pela forma de andar

Sistema pode estabelecer se a maneira de caminhar de uma pessoa corresponde com a de um indivíduo de idade superior ou inferior a real.

  • mas infoFRA05 TOKIO (JAPÓN) 14/07/2015.- Varios viandantes cruzan una calle bajo un sol abrasador en Tokio (Japón) hoy, 14 de julio de 2015. Una ola de calor golpea Japón y los medios locales ya han informado de que más de 3.000 personas han sufrido golpes de calor por lo que han tenido que ser ingresados la semana pasada. EFE/Franck RobichonPesquisadores inventam sistema para determinar idade pela forma de andar
Pesquisadores inventam sistema para determinar idade pela forma de andar

Pesquisadores da Universidade de Osaka, no oeste do Japão, desenvolveram um sistema de análise de imagem capaz de determinar a idade de uma pessoa por sua forma de andar, informou nesta terça-feira a agência japonesa “Kyodo”.

O sistema pode estabelecer se a maneira de caminhar de uma pessoa corresponde com a de um indivíduo de idade superior ou inferior a real, e quer constituir uma fonte de informação “objetiva” que ajude na conscientização sobre a importância de “se manter em forma”, indicou Yasushi Yagi, líder do grupo de pesquisa.

O estudo foi realizado com 4 mil pessoas de várias idades, observando seus padrões ao andar como o comprimento do passo, a oscilação dos braços e a velocidade. Eles também levaram em consideração a musculatura das costas e o tamanho das cabeças.

As informações, então, foram reunidas em uma base de dados que catalogou as distintas características em função da idade.

De acordo com os resultados da pesquisa, de forma geral, as pessoas que possuem por volta de 20 anos não balançam demais os braços enquanto caminham. Já as que têm entre 40 e 50 anos tendem a carregar mais o peso nas costas quando andam.

Para analisar a forma de andar de uma pessoa, os pesquisadores primeiro a gravam caminhando por uma “passarela” de 6 metros. Depois, o sistema utiliza a base de dados para estabelecer a idade aproximada.

Empregado em combinação com outras tecnologias, o novo método também pode ser aplicado em outros campos, como em sistema de vigilâncias, indicou a equipe de pesquisadores japonesa.

Marcados com: , ,
Publicado em Ciência Médica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?