DICA DO PAPA

Papa Francisco alerta para “saúde das relações”

Francisco dedicou sua catequese à “qualidade da convivência”, que disse ser “o termômetro seguro para medir a saúde das relações”.

  • mas infoVAT08 CIUDAD DEL VATICANO (VATICANO) 11/11/2015.- El papa Francisco se despide de los feligreses tras su audiencia general en la plaza de San Pedro del Vaticano, hoy, 11 de noviembre de 2015. EFE/Alessandro Di MeoPapa Francisco alerta para “saúde das relações”
Papa Francisco alerta para “saúde das relações”

 O papa Francisco lamentou nesta quarta-feira a imagem das famílias que não se sentam à mesa juntas, ou que, quando fazem isso, não se falam, veem televisão ou se distraem com o celular, e comentou, durante a catequese da audiência geral, que essa é “uma família pouco familiar”.

Francisco dedicou sua catequese à “qualidade da convivência”, que disse ser “o termômetro seguro para medir a saúde das relações”.

O papa explicou que quando há algo que em uma família não funciona se vê em seguida quando se senta a comer e descreveu como os filhos “na mesa estão colados no computador ou ao aparelhinho (em referência ao telefone celular)” e a família não se escuta entre ela e, portanto, “não é uma família, é uma pensão”.

“O símbolo mais evidente é a família reunida em torno da mesa, onde se compartilha não só a comida, mas também os afetos, os eventos alegres e também os tristes. Esta virtude constitui uma experiência fundamental na vida”, acrescentou.

Francisco ressaltou que os cristãos devem ter “uma especial vocação para a convivência” e citou o exemplo de Jesus, “que não desdenhava em comer com seus amigos”.

Por fim, o papa criticou a publicidade “que nos faz ter sempre fome de bolos e doces” enquanto “muitos irmãos ficam sem sentar-se à mesa” e exclamou: “Isto é uma vergonha”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?