EFE

ONU denuncia que 225 milhões não têm acesso aos contraceptivos

Mais de 225 milhões de mulheres não têm acesso a métodos contraceptivos em muitos países em desenvolvimento, segundo relatório apresentado nesta quinta-feira em Londres.

  • mas infoBRA05 - RÍO DE JANEIRO (BRASIL), 19/04/03.- El secretario de salud municipal, Ronaldo Cezar Coelho, anunció hoy, lunes, la extensión del programa municipal de entrega por correo de medicamentos a los anticonceptivos, incluso para mujeres menores de edad. Desde hace dos años, la alcaldía de Río de Janeiro abastece por correo a los enfermos de hipertensión y diábetes atendidos en los puestos de salud pública y estudia incluir también a los enfermos de sida. EFE/Marcelo SayãoEFE/Marcelo SayãoEFE/Marcelo Sayão
EFE/Marcelo Sayão

Mais de 225 milhões de mulheres não têm acesso a métodos contraceptivos em muitos países em desenvolvimento, segundo um relatório apresentado nesta quinta-feira pela ONU em Londres.

O documento, elaborado pelo Instituto Guttmacher, dos EUA, e aprovado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), mostra que com uma despesa anual de US$ 25 por mulher, seria possível facilitar o atendimento em matéria reprodutiva.

O relatório estima que 290 mil mulheres morrem a cada ano nos países em desenvolvimento por conta de complicações relacionadas com a gravidez, enquanto 2,9 milhões de recém-nascidos falecem no primeiro mês de vida, números que poderiam ser evitados com “um atendimento médico adequado”.

Neste sentido, uma das doenças mais problemáticas é a Aids, já que a transmissão de mãe para filho aumentou de maneira preocupante nos últimos dez anos, pois em muitos casos as mulheres desconhecem que estão infectadas e carecem de tratamentos.

O estudo apresentado hoje pelo diretor-executivo do UNFPA, Babatunde Osotimehin, solicita um “maior investimento”, assim como “um maior envolvimento” dos governos para cobrir as necessidades de serviços de saúde sexual e reprodutivo de mulheres que vivem em países em desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?