LEI ANTI-TABACO

OMS pede à China para adotar lei antitabaco por elevado número de mortes

Uma lei nacional global e forte contra o tabaco protegeria aos 1.340 milhões de cidadãos chineses.

  • mas infoROL04 MANILA (FILIPINAS) 31.05.08.: Un joven se enciende un cigarrillo durante el Día Mundial sin Tabaco, en Manila, Filipinas, el sábado 31 de mayo. La Organización Mundial de la Salúd (OMS) quiere animar a los gobiernos de todo el mundo a que impongan una prohibición total de la publicidad, promoción o patrocinio del tabaco. EFE/Rolex Dela PenaFoto: EFE/Rolex Dela PenaFoto: EFE/Rolex Dela Pena
Foto: EFE/Rolex Dela Pena

Mais de um milhão de pessoas morrem cada ano na China por doenças relacionadas com o tabaco e se continuar a tendência, o número se triplicará em 2050, por isso a Organização Mundial da Saúde (OMS) pede urgência a Pequim para implementar uma lei antitabaco em nível nacional.

Uma lei nacional global e forte contra o tabaco protegeria aos  1.340 milhões de cidadãos chineses do prejuízo da fumaça e seria muito popular entre o público, incluídos os fumantes, segundo um relatório publicado pela OMS.

“A dependência da China com o tabaco está passando grave fatura à sua saúde, sua sociedade e sua economia. E os fumantes chineses não só se estão prejudicando a si próprios, também prejudicam a seus amigos, a sua família e aos que lhe rodeiam”, destaca o doutor Bernhard  Schwartländer, representante da OMS na China.

Um estudo publicado este mês pela revista científica britânica “The Lancet” assinala que um de cada três homens chineses menores de 20 anos corre o risco de morrer de forma prematura se não deixa de fumar.

Para a organização, esta situação “não tem por que ser assim” e pede mudanças ao governo, depois que na capital, Pequim, já se implementasse a primeira lei antitabaco, a mais dura até o momento e que proíbe fumar em espaços interiores como restaurantes.

No relatório, a OMS inclui recomendações de sua organização mas também da CDC e do Projeto Internacional de Controle de Políticas de Controle de Tabaco, e assegura que, segundo seus dados recopilados, há um “grande apoio” da população para a adoção de uma lei antitabaco em todo o país.

Marcados com: , , ,
Publicado em Saúde e Bem-estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?