Saúde de gênero

Mulheres bissexuais sofrem de mais transtornos mentais do que as lésbicas

As mulheres bissexuais sofrem mais problemas de saúde mental do que as lésbicas, apontou um estudo elaborado no Reino Unido.

  • mas infoSJS07. SAN JOSÉ (COSTA RICA), 13/01/2010.- Tres personas se besan hoy, miércoles 13 de enero de 2010, durante una protesta en la que participaron estudiantes universitarios y activistas de los derechos homosexuales, frente al Banco Nacional de Costa Rica (BNCR), en la capital San José. La manifestación se realizó en rechazo por el despido de una empleada lesbiana tras besarse con su pareja ante las instalaciones de la institución bancaria, donde trabajaba. EFE/Jeffrey ArguedasEFE/Jeffrey ArguedasEFE/Jeffrey Arguedas
EFE/Jeffrey Arguedas

As mulheres bissexuais sofrem mais problemas de saúde mental do que as lésbicas, apontou um estudo elaborado no Reino Unido publicado na revista científica “Journal of Public Health”.

As mulheres bissexuais tem 64% mais de possibilidades de sofrer desordens alimentares, 37% mais chances de se automutilar e 26% mais de sofrer depressão do que as lésbicas, segundo a pesquisa elaborada pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.

O estudo se baseia na análise de dados obtidos em 2007 a partir dos testemunhos de 5.706 mulheres bissexuais e lésbicas com mais de 14 anos residentes no Reino Unido.

“As pessoas bissexuais têm um risco particular de sofrer invisibilidade e serem marginalizadas nas comunidades de gays e lésbicas, assim como no resto da sociedade”, alertou o pesquisador Ford Hickson.

“Apesar de as mulheres bissexuais de nosso estudo terem sofrido menos discriminação de gênero que as lésbicas, isto não significou um benefício para sua saúde mental”, explicou o cientista.

O estudo detectou que as mulheres bissexuais são menos propensas a comunicar sua tendência sexual a amigos, familiares e colegas de trabalho, e também mantêm menos relações estáveis.

“Os serviços de saúde mental deveriam ser advertidos sobre as diferenças e as similitudes entre as mulheres bissexuais e as lésbicas e desenhar sua assistência nesse sentido”, afirmou Hickson.

Lisa Colledge, co-autora da pesquisa, ressaltou que o resultado foi semelhante aos de outros que traçaram as diferenças entre bissexuais e homossexuais.

“Apesar de as mulheres não heterossexuais terem saúde mental muito pior do que as heterossexuais, as bissexuais mostraram mais transtornos”, afirmou Colledge.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?