ÍNDIA MULHERES

Morrem 8 mulheres na Índia após cirurgia de esterilização

As mortes começaram ontem na localidade de Pendari, no distrito de Bilaspur, no estado de Chhattisgarh, e continuaram hoje, disse o diretor adjunto do Departamento Estadual de Saúde e Bem-Estar Familiar, Amar Singh Thakur.

  • mas infoTo-05.- TOLEDO.- 06-09-00.- Mujeres juristas de todo el mundo se han reunido hoy en el Convento de San Pedro Mártil de Toledo en el XVII Congreso Internacional de Mujeres de Carreras Juristas (FIFCJ), que este año está dedicado a "La violencia contra las mujeres y los Derchos Humanos". EFE/Jesús Carvajal.‚Morrem 8 mulheres na Índia após cirurgia de esterilização
Morrem 8 mulheres na Índia após cirurgia de esterilização

Pelo menos oito mulheres morreram e outras quatro se encontram em estado crítico depois que foram submetidas a cirurgias de esterilização em um acampamento de planejamento familiar governamental no centro da Índia, informou nesta terça-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

As mortes começaram ontem na localidade de Pendari, no distrito de Bilaspur, no estado de Chhattisgarh, e continuaram hoje, disse o diretor adjunto do Departamento Estadual de Saúde e Bem-Estar Familiar, Amar Singh Thakur.

O funcionário detalhou que 58 mulheres permanecem internadas depois que 83 foram operadas e submetidas a uma esterilização em massa no sábado, como parte de uma campanha voluntária promovida pelo governo para auxiliar o planejamento familiar em áreas mais pobres.

Thakur afirmou que as causas das mortes das mulheres, que tinham entre 25 e 35 anos, ainda são desconhecidas, mas acredita que o motivo poderia ser uma infecção, o que se saberá depois que os corpos forem submetidos a necropsias.

Fontes médicas disseram ao jornal “The Times of India” que as mulheres apresentaram sintomas parecidos, como vômitos e dores agudas no abdômen.

O governo do estado anunciou compensações de 200 mil rúpias (US$ 3.267) para as famílias das mortas e de 50 mil rúpias (US$ 816) para as que estão em estado crítico.

Além disso, o Executivo local criou um comitê para investigar o ocorrido.

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo depois da China, com cerca de 1,25 bilhões de habitantes.

As autoridades de saúde realizam campanhas regulares de esterilização voluntária para conter o crescimento demográfico.

Marcados com: , ,
Publicado em Saúde de Gênero

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?