ZIKA VÍRUS

Índia toma medidas por causa do avanço do zika vírus

A Índia registra uma grande incidência de dengue especialmente durante a época das monções, já que a água parada é propícia à reprodução dos mosquitos transmissores de zika

  • mas infoEFE/EUA CARIBE SHM13 SAN JUAN (PUERTO RICO), 15/10/2014.- Imagen de varios mosquitos Aedes Aegypti en el laboratorio del departamento de Entomología del Centro para el Control y Prevención de las Enfermedades (CDC), en San Juan (Puerto Rico0. Este es el mosquito que transmite las enfermedades del dengue y chikungunya, entre otras. Científicos de los CDC ultiman una "trampa" para este mosquito transmisor del chikunguña, un virus que llegó a América hace tan sólo diez meses y ha infectado ya a cientos de miles de personas y provocado la muerte de más de un centenar de personas sólo en el Caribe. El chikungunya es una enfermedad vírica transmitida al ser humano por mosquitos notificada por vez primera en el sur de Tanzania en 1952 para la que no hay vacuna ni tratamiento. EFE/Thais LlorcaEFE/Thais LlorcaEFE/Thais Llorca
EFE/Thais Llorca

O governo da Índia, país no qual também está presente o mosquito transmissor do vírus do zika, criou um grupo técnico de acompanhamento para vigiar o avanço da doença.

Após participar em reunião de avaliação, o titular de Saúde indiano, J.P. Nadda, ordenou a criação “com efeito imediato” de tal grupo técnico, que assessorará sobre as medidas adicionais necessárias, informou seu departamento em comunicado.

Apesar de a prioridade ser reforçar o sistema de vigilância do vírus, Nadda destacou a importância de prevenir a propagação do mosquito transmissor, para o que é “fundamental”, disse, conscientizar aos cidadãos.

Entre outras medidas, o governo indiano está estabelecendo protocolos de monitoramento para detectar um possível aumento no número de bebês nascidos com más-formações, asseguraram fontes do Ministério ao jornal local “Hindustan Times”.

A Índia registra uma grande incidência de dengue especialmente durante a época das monções, já que a água parada é propícia à reprodução dos mosquitos Aedes aegypti, portadores dessa doença e também do zika.

Posição da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocará na segunda-feira um Comitê de Emergência para determinar se o surto do vírus do zika, que afeta 24 países e regiões na América Latina, constitui uma emergência sanitária de alcance internacional.

Entre 3 e 4 milhões de pessoas poderiam ser afetados pelo vírus em um ano na América, segundo estimativas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS).

Marcados com: ,
Publicado em Saúde e Bem-estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?