HIGIENE

Gelo de cafeterias britânicas é deposito de coliformes fecais, diz “BBC”

O programa “Watchdog”, que apura denúncias de consumidores, transmitiu ontem à noite uma investigação completa sobre normas de higiene das franquias Costa Coffee, Starbucks e Caffè Nero.

  • EFE/MATTHEW CAVANAUGHEFE/MATTHEW CAVANAUGH
EFE/MATTHEW CAVANAUGH

O gelo das três maiores redes de cafeteria do Reino Unido contém coliformes fecais, provavelmente por falta de higiene dos funcionários na hora de manipulá-lo e servi-lo, revelou uma pesquisa da “BBC“.

O programa “Watchdog“, que apura denúncias de consumidores, transmitiu ontem à noite uma investigação completa sobre normas de higiene das franquias Costa Coffee, Starbucks e Caffè Nero.

Para o experimento, foram recolhidas amostras das mesas, das cadeiras, das bandejas e do gelo das bebidas, com o objetivo de analisar a presença de bactérias.

“As bactérias estão em todas partes e, ainda que algumas sejam inofensivas, um nível alto é indicativo de erro na manutenção da higiene”, afirmou Tony Lewis, do Instituto de Saúde Ambiental do Reino Unido.

Os resultados obtidos das mesas e das cadeiras foram bons nas três marcas, prova de que são limpas com regularidade, no entanto, as bandejas do Café Nero e do Starbucks apresentaram níveis altos de bactérias.

Das mostras das bandejas com altos níveis, a metade era inofensiva e a outra metade era coliformes, que provêm do intestino e são perigosas para a saúde humana.

Segundo Lewis, os resultados são preocupantes.

“As bactérias fecais não deveriam estar presentes em nível algum, muito menos nas quantidades achadas”, disse ele.

Os piores resultados de todos foram encontrados no gelo, onde a higiene é ainda mais importante. Quase a metade das amostras analisadas continha coliformes fecais.

Os especialistas consultados pelo programa acreditam que a origem mais provável seja os funcionários, por não lavarem as mãos adequadamente depois de ir ao banheiro e antes de manipular o gelo, levando em conta que só encostar na pá de servir seria suficiente para contaminá-la.

O Costa Coffee anunciou que já atualizou o guia para manipular o gelo nos seus estabelecimentos, adotando medidas como o armazenamento das pás separado do gelo, a substituição de algumas e a utilização de uma empresa externa para a descontaminação.

Já o Starbucks e o Caffè Nero comunicaram que estão realizando uma investigação interna e que todos os seus empregados receberam formação atualizada e mais rígida sobre esta atuação e a manutenção da higiene geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?