Vacina

Filipinas atribui mortes de crianças à vacina antidengue da Sanofi Pasteur

O ministério também emitiu hoje um comunicado no qual assegura que existe “medo e confusão” entre os pais das crianças vacinadas.

  • Foto: EFE/Mario GuzmánFoto: EFE/Mario Guzmán
Foto: EFE/Mario Guzmán

As autoridades das Filipinas vincularam nesta sexta-feira a morte de pelo menos três crianças à vacina Dengvaxia, desenvolvida pela farmacêutica francesa Sanofi Pasteur e cuja implantação no país foi suspensa no final do ano passado.

O subsecretário de Saúde, Enrique Domingo, disse que após uma investigação “se descobriu que três casos tinham uma associação causal” com a administração da vacina.

“Morreram de dengue apesar de serem inoculados com Dengvaxia. Dois deles podem ter morrido devido a uma falha na vacina”, declarou Domingo em entrevista coletiva.

O Departamento de Saúde anunciou no dia 1 de dezembro a suspensão temporária do programa de vacinação contra a dengue depois que a Sanofi Pasteur admitiu que a Dengvaxia (CYD-TDV) piorava os sintomas em pacientes inoculados sem ter contraído antes alguma das cepas da doença.

No entanto, cerca de 830 mil crianças filipinas tinham recebido já a vacina, a maioria dentro do programa público de prevenção.

O estudo encomendado pelo Governo, do qual não foram publicados detalhes mais específicos, não conseguiu achar causalidade entre a vacina e as mortes por dengue de outras 14 crianças.

“A possível relação entre a aparentemente defeituosa Dengvaxia e as mortes reforça a decisão do Departamento de Saúde de parar com a vacinação”, destacou o subsecretário de Saúde.

“A Dengvaxia não está pronta para vacinação maciça e precisaríamos de mais três a cinco anos para observar e controlar outras possíveis reações adversas”, explicou Domingo.

O ministério também emitiu hoje um comunicado no qual assegura que existe “medo e confusão” entre os pais das crianças vacinadas.

Marcados com: ,
Publicado em Doenças e Tratamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?