NUTRIÇÃO

EUA proibirão uso de gordura trans dentro de três anos

A Agência de Alimentos dos Estados Unidos (FDA) anunciou nesta terça-feira que as gorduras artificiais trans são uma ameaça para a saúde pública e as proibirá de maneira gradual em um período de três anos.

  • EUA proibirão uso de gordura trans dentro de três anos
EUA proibirão uso de gordura trans dentro de três anos

A Agência de Alimentos dos Estados Unidos (FDA) anunciou nesta terça-feira que as gorduras artificiais trans são uma ameaça para a saúde pública e as proibirá de maneira gradual em um período de três anos.

“Óleos vegetais parcialmente hidrogenados e fonte de gorduras trans artificiais em comida processada não serão reconhecidos como seguros”, informou a FDA em comunicado.

As gorduras trans, responsáveis pelo “colesterol ruim”, desaparecerão dos alimentos processados quase em sua totalidade. A FDA espera assim reduzir as doenças coronárias e a obesidade nos Estados Unidos. As gorduras trans são produzidas injetando hidrogênio a óleos vegetais nos alimentos e são consideradas, inclusive, mais prejudiciais do que os ácidos graxos saturados.

Apesar da medida anunciada hoje, desde 2003 o uso de gorduras artificiais, utilizadas para apurar o sabor, a textura e o aspecto de alimentos, tem sido reduzido da indústria alimentícia. De acordo com a entidade, entre 2003 e 2012, o uso de gorduras trans foi reduzido em 78% nos Estados Unidos, um dos países desenvolvidos com os maiores problemas de obesidade, doenças do coração e diabetes.

“Os estudos mostram que a nutrição possui um papel-chave na prevenção de problemas crônicos de saúde. As medidas tomadas hoje se juntam a outras iniciativas da FDA para melhorar a saúde dos americanos”, explicou em comunicado Susan Mayne, diretora do Centro de Segurança Alimentar.

A Agência considera que o período de três anos imposto será mais do que suficiente para que as empresas que usam este tipo de gordura a eliminem, já que o progresso em sua retirada foi satisfatório.

Marcados com: ,
Publicado em Nutrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?