DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Dia Mundial da Saúde: nutrição em foco no Brasil

Neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, o tema é alimentação e em homenagem a data o ministério da saúde do Brasil lançoi hoje o livro “Alimentos Regionais Brasileiros”, com comidas típicas de cada região e dicas de como cozinhar com mais saúde.

  • mas infoBOG-05. USME (COLOMBIA). 8/04/05.-Niños del jardín Social Chuniza en la Comunidad de Usme hacen una presentación de las maneras de como prevenir enfemedades, hoy viernes 8 de abril en Usme (Colombia) con motivo de la celebración del Día Mundial de la Salud, que se conmemoró ayer. EFE/Kena BetancurArquivo EFE/Kena BetancurArquivo EFE/Kena Betancur
Arquivo EFE/Kena Betancur

Neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, o tema é alimentação e em homenagem a data o ministério da saúde do Brasil lançoi hoje o livro “Alimentos Regionais Brasileiros”, com comidas típicas de cada região e dicas de como cozinhar com mais saúde.

Segundo o ministro Arthur Chioro, o objetivo é estimular hábitos saudáveis na alimentação diária da população para gerar qualidade de vida, reduzir a obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças.

Chioro destacou hoje, durante o lançamento da publicação em Brasília, que a diversidade culinária e variedade de frutas e hortaliças do Brasil possibilita à população manter uma alimentação saudável.

“O lançamento do Guia e Alimentos Regionais é um marco importante no compromisso do governo brasileiro para priorizar a alimentação segura e mais saudável. Além de valorizar a cultura, pelos saberes e práticas regionais”, destacou o Chioro.

O tema foi lembrado em vários paises nesta terça-feira, especialmente pelo alerta da Organização Mundial de Saúde de 582 milhões de casos de doenças anuais são causados por comida contaminada. Por isso, a organização lançou o lema “Do Campo à Mesa, Torne a Comida Segura” com a ideia de conscientizar produtores, varejistas e consumidores sobre a importância de evitar a contaminação dos alimentos e da água.

O livro serve como um complemento ao Guia Alimentar para a População Brasileira, divulgado em novembro de 2014, e ajuda a estimular o consumo de frutas, legumes e verduras no dia a dia do brasileiro, além de recomendar que sejam evitados os produtos ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes).

Além de orientar sobre a composição e importância de consumir certos alimentos, a publicação também traz sugestões para preparar uma refeição saudável com ingredientes próprios da diversidade natural brasileira.

No Dia Mundial da Saúde, a campanha é conscientizar e também a responder ao alerta das OMS! Acesse mais informações sobre essa publicação gratuita no site da Agência Saúde.

Nesta data, o Efesaúde também relembra campanhas de conscientização e combate importantes como a da AIDS, Hepatite C, tuberculose e outras doenças comuns do território tropical brasileiro.

Por isso, fique atento aos hábitos alimentares, a saúde do organismo e a um chek up frequente para não ser pego de surpresa. Saúde é coisa séria e o cuidado é diário.

Publicado em Doenças e Tratamentos     Nutrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?