SÍNDROME DE DOWN

Descoberto porque portadores de Down tem mais doenças auto-imunes

Segundo o estudo, publicado nesta quarta-feira no “Journal of Immunology”, uma proteína reguladora da imunidade, denominada AR, está menos presente nos indivíduos com síndrome de Down, o que explica porque elas sofrem mais doenças auto-imunes.

  • mas infoALB02 TIRANIA (ALBANIA), 21/03/2012- Una madre abarza a su hija con síndrome de Down durante un acto organizado con motivo del día mundial de síndrome de down celebrado en Tirana, Albania, el 21 de marzo de 2012. EFE/ARMANDO BABANIEFE/ARMANDO BABANIEFE/ARMANDO BABANI
EFE/ARMANDO BABANI

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Vall d’Hebron (VHIR) de Barcelona descobriram porque as pessoas com síndrome de Down têm mais predisposição em sofrer de doenças auto-imunes, como diabetes ou hipotireoidismo.

Segundo o estudo, publicado nesta quarta-feira no “Journal of Immunology”, uma proteína reguladora da imunidade, denominada AR, está menos presente nos indivíduos com síndrome de Down, o que explica o porquê elas sofrem mais doenças auto-imunes.

A proteína AR está codificada no cromossomo 21, exatamente o que é triplicado nos portadores da síndrome de Down.

Esta proteína controla o mecanismo que faz com que os linfócitos T ataquem organismos exteriores como vírus, bactérias, fungos e parasitas, e evita que ataquem as células do próprio corpo.

No entanto, quando esta proteína está menos presente acontece uma falha no processo de tolerância imunológica que faz com que os linfócitos T possam atacar células saudáveis do corpo, e isto pode se tornar uma doença auto-imune.

Os pesquisadores perceberam que cerca da metade dos pacientes com síndrome de Down participantes do estudo desenvolveram com o passar do tempo hipotireoidismo, que na maioria dos casos é uma doença de origem auto-imune.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?