HIV

China registra 104 mil novas infecções de HIV em 2014

A China registrou 104 mil novas infecções pelo HIV em 2014, o que representa 14,8% a mais do que em 2013, segundo os dados oficiais divulgados pelas autoridades sanitárias do país.

  • mas infoepa000228079 (FILES) A files photograph showing a doctor testing the blood of an AIDS sufferer and HIV carrier in the Sexual Transmitted Desease & AIDS Prevention and Control Centre of Beijing You'an Hospital on 12 May 2004. Recently Chinese state council released a document on China HIV/AIDS Containment, Prevention and Control Action Plan. EPA/-Foto: EPAFoto: EPA
Foto: EPA

A China registrou 104 mil novas infecções pelo HIV em 2014, o que representa 14,8% a mais do que em 2013, segundo os dados oficiais divulgados pelas autoridades sanitárias do país.

O vice-diretor da Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar da China, Wang Guoqiang, alertou para o aumento das infecções em certos grupos da população, como o da terceira idade e os jovens, em declarações a agência oficial “Xinhua”. Wang explicou a transmissão sexual se transformou na principal via de infecção pelo vírus, a frente do contágio de mãe para filho ou através de injeções.

Em 1º de dezembro, o governo chinês informou, por ocasião do Dia Mundial contra a Aids, que o país tinha cerca de 497 mil pessoas com o vírus do HIV. Apesar do acesso aos antirretrovirais ser fácil no país, os portadores do vírus ainda sofrem com a discriminação, principalmente no ambiente profissional.

No mês passado, os moradores de Xichong, na província chinesa de Sichuan (sudoeste), recolheram assinaturas para expulsar um menino de oito anos por ser portador do HIV, um caso que levantou uma grande polêmica no país.

Além disso, as autoridades de saúde anunciaram esta semana que vão melhorar as análises de sangue doado para que não se repita o caso de uma menina de cinco anos e que se contagiou com o HIV por causa de uma transfusão de sangue quando tinha apenas um ano.

Marcados com: ,
Publicado em Doenças e Tratamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?