TABACO

China proíbe fumo em lugares públicos

China quer proibir o fumo em lugares públicos em todo o país, após o sucesso de iniciativa lançada em Pequim.

  • mas infoROL04 MANILA (FILIPINAS) 31.05.08.: Un joven se enciende un cigarrillo durante el Día Mundial sin Tabaco, en Manila, Filipinas, el sábado 31 de mayo. La Organización Mundial de la Salúd (OMS) quiere animar a los gobiernos de todo el mundo a que impongan una prohibición total de la publicidad, promoción o patrocinio del tabaco. EFE/Rolex Dela PenaFoto: EFE/Rolex Dela PenaFoto: EFE/Rolex Dela Pena
Foto: EFE/Rolex Dela Pena

Entrará em vigor na China, até o fim do ano, uma nova legislação que proíbe o fumo em lugares públicos em todo o país, medida que chega depois do relativo sucesso de normas semelhantes implementadas em Pequim e outras grandes cidades chinesas.

Mao Qunan, da Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar da China, explicou que os legisladores estão finalizando a nova regulação, que espera, que entre em vigor ainda este ano.

“Há um consenso global de que deveríamos minimizar o dano do tabaco à saúde através de um maior controle do fumo em lugares públicos”, afirmou Mao.

Proibição de fumo começou em Pequim

Até agora, pelo menos 20 cidades chinesas lançaram medidas semelhantes, proibindo o fumo em lugares públicos. Na capital, Pequim, foi no ano passado, e embora tenha tido muito sucesso em grandes espaços como aeroportos e prédios públicos, as pessoas ainda resistem a cumprir a legislação em restaurantes e outros locais de lazer e entretenimento.

Com um forte apego ao cigarro, vendido na China por um dos preços mais baixos do mundo, ainda é comum encontrar pequineses fumando em bares e até em elevadores.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) gostou da iniciativa do governo chinês, mas pediu que aprove mais restrições, por exemplo sobre a publicidade do tabaco e os patrocínios destas empresas a eventos esportivos.

A China é o maior mercado de tabaco do mundo, com 350 milhões de fumantes. O cigarro causa cerca de um milhão de mortes por ano, segundo dados da OMS.

Marcados com: , ,
Publicado em Saúde e Bem-estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?