Dengue

Casos de dengue subiram 57% em janeiro em meio a crise hídrica, diz ministro

Nas quatro primeiras semanas do ano, o país contabilizou 40.196 casos de dengue. No mesmo período em 2014, houve 26.017 confirmações da doença, informou neste sábado o Ministério da Saúde.

  • mas infoTEG03 - TEGUCIGALPA (HONDURAS), 12/09/05.- Alison Oviedo, de 11 años, permanece internada en la sala para enfermos de dengue del Hospital Escuela, hoy, lunes 12 de septiembre, en Tegucigalpa (Honduras). Las autoridades sanitarias de Honduras han registrado en lo que va de año 10.800 casos de dengue clásico. EFE/David de la Paz.Foto: EFE/David de la Paz.Foto: EFE/David de la Paz.
Foto: EFE/David de la Paz.

O Brasil registrou em janeiro um aumento de 57% dos casos de dengue, uma expansão que o governo federal atribuiu neste sábado, em parte, à crise hídrica que afeta a região Sudeste.

Nas quatro primeiras semanas do ano, o país contabilizou 40.196 casos de dengue. No mesmo período em 2014, houve 26.017 confirmações da doença, informou neste sábado o Ministério da Saúde.

O ministro da pasta, Arthur Chioro, afirmou que a crise hídrica levou muitas pessoas a armazenar água em suas casas por medo das restrições de fornecimento, o que pode aumentar o risco de proliferação do mosquito “aedes aegypti”, que transmite a dengue.

“É inquestionável que a crise hídrica apresenta risco maior de proliferação do Aedes aegypti, porque as pessoas tendem a armazenar água sem proteção, o que aumenta a possibilidade de multiplicação do mosquito”, ressaltou o ministro.

Chioro se mostrou preocupado com o aumento dos casos de dengue, já que os meses com maior incidência costumam ser março e abril.

“Aumentou o número de casos de dengue em um período que não era para aumentar”, alertou.

O Ministério da Saúde promove neste sábado o Dia D contra dengue e chikungunya. Esta última doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, provoca sintomas parecidos, mas maiores dores nas articulações e, diferentemente da primeira, não tem a forma hemorrágica.

Marcados com: ,
Publicado em Doenças e Tratamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?