Tuberculose

Brasil produzirá remédios nos Brics para tratamento de tuberculose

Brasil liderará dentro dos Brics a produção de remédios com tecnologia mais avançada para o tratamento da tuberculose e sua distribuição a países mais pobres, disse hoje o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

  • mas infoTUB01. JAMMU (INDIA), 24/3/2012.- Un trabajador sanitario recoge una muestra de un paciente enfermo de tuberculosis en un hospital en Jammu (India) hoy, sábado, 24 de marzo de 2012. Un día como hoy, hace 130 años, el científico alemán Robert Koch anunció que había descubierto la bacteria causante de la tuberculosis. En recuerdo de aquella fecha, el 24 de marzo es el Día Mundial de la Tuberculosis, una jornada que trata de llamar la atención sobre esta enfermedad, que se puede prevenir y curar, pero que en 2010 mató a 1,4 millones de personas. Un tercio de la población mundial está infectada con el bacilo de la tuberculosis y entre el 5 y el 10% desarrollarán la enfermedad a lo largo de su vida. EFE/Jaipal SinghFoto: EFE/Jaipal SinghFoto: EFE/Jaipal Singh
Foto: EFE/Jaipal Singh

Brasil liderará dentro dos Brics (bloco que integra junto à Rússia, Índia, China e África do Sul) a produção de remédios com tecnologia mais avançada para o tratamento da tuberculose e sua distribuição a países mais pobres, disse hoje o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

“Nosso objetivo é tornar realidade, em um curto espaço de tempo, o alcance das metas estabelecidas no controle da tuberculose”, declarou Chioro em um ato prévio à celebração amanhã do dia internacional do combate à doença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula-se que os países integrantes dos Brics somam um 50% dos casos de tuberculose notificados no mundo.

“A tuberculose é uma doença cuja terceira parte da população mundial está infectada”, destacou Chioro.

De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos, o gigante sul-americano desceu em 22,8% a incidência de novos casos de tuberculose e em um 20,7% a taxa de mortalidade, assim como o número de novos casos reduziu 12,5% no mesmo período.

“Em 2013, o percentual nacional de cura foi de 72,5 %, número muito significativo para o país”, assinalou o ministro.

Para Chioro, a meta brasileira é chegar ao ano de 2025 com uma taxa de 17 casos por cada 100 mil habitante a partir de estratégias de controle como a expansão do diagnóstico e do teste molecular para confirmação da tuberculose para povoações mais vulneráveis.

O 24 de março de 1982 foi instaurado o Dia Internacional de Combate à Tuberculose pela OMS, como uma homenagem aos cem ânus do anúncio de descobrimento do bacilo causadora da tuberculose, pelo célebre medico alemão Robert Koch.

Marcados com: , ,
Publicado em Doenças e Tratamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?