ASMA

Asma mata 3 pessoas por dia no Brasil

A asma, inflamação dos brônquios, provoca falta de ar e tosse, atinge cerca de 40 milhões de pessoas no país.

  • Asma mata 3 pessoas por dia no Brasil
Asma mata 3 pessoas por dia no Brasil

Uma doença relativamente comum e de fácil controle é responsável por três mortes ao dia no Brasil. A asma, inflamação dos brônquios, provoca falta de ar e tosse, atinge cerca de 40 milhões de pessoas no país.

Efeitos no dia a dia

Uma pesquisa encomendada pela farmacêutica Boehringer Ingelheim do Brasil ao Ibope sobre o panorama da saúde do brasileiro, mostrou que há pouco conhecimento sobre a doença: 91% dos entrevistados consideram que sua doença está controlada; mas, no entanto, 72% percebem consequências da ‘asma’ nas atividades mais rotineiras, como trabalhar.

“Como a pesquisa mostra, a maioria das pessoas pensa que a doença está controlada, mas, ao mesmo tempo, alegam que sentem os impactos na rotina diária e, por isso, buscam dicas de como controlar a asma. Isso demonstra o pouco conhecimento dos pacientes sobre o que é controle da asma”, analisou o Dr. Mauro Gomes.

Para mudar este cenário, o Global Initiative for Asthma (GINA), principal órgão internacional que reúne os estudos sobre a doença e elabora diretrizes de tratamento, lançou neste mês de junho uma campanha para o combate às mortes por asma.

“Infelizmente, muitas pessoas não reconhecem os sintomas da doença ou não dão a devida atenção quando são diagnosticadas com asma, o que colabora para um tratamento incorreto e, consequentemente, aumenta as possibilidades de crises graves e riscos futuros da doença, tais como perda definitiva de capacidade pulmonar, instabilidade, má qualidade de vida ou até o falecimento. ”, afirma o Dr. Mauro Gomes.

Controle a Asma

Segundo o GINA, é possível saber que a asma não está controlada caso tenha algum desses sintomas pelo menos uma vez no último mês: Qualquer despertar noturno causado pela doença; Uso de medicamentos para alívio da falta de ar mais de duas vezes por semana; sentir que a asma está limitando as atividades cotidianas.

O Dr. Mauro Gomes alerta: “caso tenha se identificado com qualquer dos itens acima, procure seu médico para entender se seus sintomas realmente estão controlados e busque o tratamento adequado para melhorar o controle da asma e sua qualidade de vida. É possível prevenir as crises e viver tranquilamente tendo asma, basta identificar a doença e tratá-la adequadamente”.

Marcados com: ,
Publicado em Saúde e Bem-estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?