GRAVIDEZ

“Amnésia da gravidez” se manifesta no período final da gestação

A chamada “amnésia da gravidez” se manifesta em incidentes como se esquecer do agendamento de reuniões ou de onde foram colocadas certas coisas

  • EFE/Zayra MoEFE/Zayra Mo
EFE/Zayra Mo

A chamada “amnésia da gravidez”, ou perda temporária de memória vinculada a pequenos detalhes, é real e afeta particularmente mulheres durante o terceiro trimestre da gestação, segundo concluiu uma pesquisa divulgada hoje (15).

O estudo, realizado por neurocientistas da Universidade Deakin, na Austrália, analisou os casos de 1230 mulheres, das quais 709 estavam grávidas, e se focou nas funções cognitivas, de memória e funcionamento executivo (relativo a realização de múltiplas tarefas de forma simultânea).

“O funcionamento geral das funções cognitivas, a memória e o rendimento executivo das mulheres grávidas é significativamente menor que nas mulheres não-grávidas, tanto no geral quanto especificamente no terceiro trimestre”, concluiu o estudo publicado na revista The Medical Journal of Australia.

Os pesquisadores descobriram que “as diferenças se desenvolvem principalmente durante o primeiro trimestre e são consistentes com as descobertas recentes das reduções no longo prazo do volume de massa cinzenta durante a gravidez”.

Os cientistas descobriram que o rendimento da memória diminui no princípio da gravidez mas que isso se desacelera a partir da metade da gestação; já o impacto das mudanças na cognição geral e na memória durante o terceiro trimestre são estatisticamente e clinicamente significativos.

A coautora do estudo, Linda Byrne, indicou que “as diferenças se estabelecem dentro dos níveis de funcionamento normal, não se tratando de dificuldades significativas, e que as diferenças mais óbvias se dão na área da memória, tal quais as queixas das mulheres”.

Os pesquisadores consideram que é necessário realizar mais pesquisas para determinar o impacto na qualidade de vida e no trabalho das mulheres gestantes com “amnésia da gravidez”, a qual se manifesta em incidentes como se esquecer do agendamento de reuniões ou de onde foram colocadas certas coisas.

Marcados com: , , ,
Publicado em Saúde e Bem-estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?