HEMOFILIA

Americanos desenvolvem anticorpo para hemofilia com inibidor que rejeita tratamento

A hemofilia é uma doença congênita causada a partir de uma alteração genética que provoca a falta de um fator para a coagulação do sangue.

  • Foto: Wikimedia CommonsFoto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Os pacientes com hemofilia A grave que desenvolvem um inibidor que rejeita o tratamento contra a hemorragia fazem parte do grupo que será destinado um tratamento experimental profilática com um anticorpo monoclonal bioespecífico que favorece a coagulação do sangue.

Dados sobre este tratamento foram apresentados no 57 Congresso da Sociedade Americana de Hematologia (ASH, por sua sigla em inglês) que reúne em Orlando, até amanhã, a mais de 20.000 especialistas em hematologia.

A hemofilia é uma doença congênita causada a partir de uma alteração genética que provoca a falta de um fator para a coagulação do sangue (o fator XVIII no caso de hemofilia A e o fator IX em hemofilia B).

Mas existe um subgrupo de pacientes com hemofilia A grave que, por um defeito genético, lhes falta uma proteína e desenvolvem um inibidor contra o tratamento que tenta substitui-la.

“São pacientes com maior morbidade e mortalidade e para eles é preciso buscar agentes by-pass que parem o efeito do inibidor ativando a coagulação”, explicou Víctor Jiménez Yuste, chefe do Serviço de Hematologia do Hospital da Paz de Madri.

Na reunião de ASH, a companhia farmacêutica Roche apresentou dados sobre o anticorpo monoclonal, o ACE 910, o primeiro bioespecífico que se emprega em hemofilia e que, com dupla direção, atua sobre os fatores IX e X favorecendo a coagulação do sangue.

“Os resultados preliminares são muito bons. Transformamos um paciente grave em moderado e controlamos a hemorragia, em um tipo de paciente com muito poucas opções de tratamento”, assinalou o hematologista.

A administração será subcutânea e semanal e intravenosa o que requer dose várias vezes por semana.

Marcados com: , ,
Publicado em Ciência Médica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Login

Registrar | Perdeu sua senha?